Ouça a Rádio Ao Vivo

Rádio Excelsior

A Rádio Excelsior é uma emissora da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, vinculada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A Rádio tem sede em Salvador e tem uma abrangência regional. É mantida graças à ajuda dos fiéis católicos, através da Família Excelsior. Seu slogan é “A Voz do Senhor do Bonfim”. Seus estúdios estão localizados no bairro do Garcia, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. 

A Rádio Excelsior da Bahia foi fundada em 2 de setembro de 1941, pelo Frade Franciscano Hildebrando Kruthalp. Em 5 de junho de 1942 foi autorizada a funcionar pelo Decreto N° 9.603, do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Foi inaugurada solenemente pelo cardeal Augusto Álvaro da Silva em 21 de junho de 1944 e teve como sede inicial o Palacete Álvaro Martins Catarino, situado à Avenida Tiradentes, 299, Largo do Papagaio, em Itapagipe.

Importante considerar que, a Rádio Excelsior da Bahia é o principal veículo da Rede Excelsior de Comunicação, e opera há 81 anos ininterruptos, o que faz dela a primaz no uso do rádio para comunicação religiosa do Brasil, independente da confissão religiosa que se considere.

Em julho de 1984, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia adquiriu o controle acionário da Rádio Excelsior S/A, após apelo feito por Frei Hildebrando ao Cardeal Avelar Brandão Vilela. Ao acatar o apelo, o Cardeal Avelar Brandão Vilela referiu-se à emissora como “O Nosso Veículo de Comunhão e Participação”. 

Em respeito ao projeto de Frei Hildebrando, que enxergou no rádio um vigoroso instrumento de evangelização, a Excelsior AM 840 dedica, hoje, 71% de sua grade a programas religiosos, 18% ao jornalismo e utilidade pública, 8% à programação esportiva e 3% ao noticiário oficial gratuito. Opera 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, com uma carga horária anual de 8.760 horas de transmissão ininterruptas. Passados oito décadas desde a sua fundação, a Rádio Excelsior é conhecida pelos outros veículos e junto aos ouvintes por sua tradição e credibilidade junto ao povo baiano. 

Entre os anos de 2023 e 2024, a Rádio Excelsior prepara-se para um dos mais importantes momentos, desde os seus dias fundacionais, a migração do espectro AM para o espectro FM, em razão das exigências do Ministério das Comunicações do Governo Federal. Simultâneo ao processo de migração, foi iniciado o processo de modernização tecnológica e atualização da programação da emissora, em vista da sua chegada no espectro FM.