Por João Victor
A consagração realizada por dom Marco Eugênio Galrão, bispo-auxilar da Arquidiocese de Salvador, marcou o início de uma nova caminhada sob a proteção do pai adotivo de Jesus
“Nós escolhemos São José como o patrono da Rádio Excelsior no Espectro FM em razão do caminho que temos feito com ele desde o início do processo de migração” – Padre Danilo Pinto, Diretor da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela / Rede Excelsior de Comunicação
A Rádio Excelsior da Bahia encerrou, no sábado, 4 de abril, suas transmissões em amplitude modulada (AM), no dial 840. Após mais de 80 anos sendo a casa da primeira emissora católica do Brasil, o AM 840 foi descontinuado como parte do processo de migração da emissora para a frequência modulada (FM), passando a operar no novo endereço 106.7 FM.
O processo de modernização da Rádio Excelsior foi confiado, espiritualmente, à intercessão de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e agora patrono da Excelsior FM 106.7. Durante um ano e meio de preparação institucional para a migração, os trabalhos de transição foram espiritualmente guiados pela devoção ao santo.
Na primeira transmissão experimental da FM 106.7, realizada na noite de Natal, em 24 de dezembro de 2024, uma medalha de São José foi colocada junto à antena de transmissão da emissora, como sinal de proximidade, humildade e zelo. A dedicação de São José à Sagrada Família de Nazaré, serve de inspiração para a Rádio Excelsior da Bahia FM 106.7 na construção de uma relação próxima e afetuosa com seu público ouvinte.
O padre Danilo Pinto, diretor da Rede Excelsior de Comunicação, destacou a confiança nos cuidados e na proteção de São José durante essa nova fase da emissora. “Nós sempre o invocamos nas nossas orações, nos nossos encontros com as equipes de trabalho. Realizamos também um gesto muito bonito de prender uma medalha de São José no alto da torre, na antena. Tudo isso como uma imagem, um retrato da confiança que temos nele — que foi o pai adotivo do menino Jesus, que protegeu e cuidou de Nossa Senhora, da Sagrada Família — e também de que nós nos sentimos sob os seus cuidados espirituais. Ao realizar essa consagração, confiamos à sua intercessão os rumos e destinos da nossa nova emissora. Temos certeza de que, assim como ele soube cuidar do menino Jesus, cuidará também muito bem de cada colaborador, dos nossos ouvintes que são alcançados por nosso trabalho e também da nossa instituição como um todo” – pontuou o sacerdote.
São José
José de Nazaré exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José. A Igreja Universal venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família.
A primeira definição de José, que encontramos no Evangelho de Mateus, é de “homem justo”. Diante da inexplicável gravidez da sua noiva, não pensa no próprio orgulho ou na sua dignidade ferida: pelo contrário, pensa salvar Maria da malvadez das pessoas, da lapidação à qual podia ser condenada. Ele não quis repudiá-la publicamente, mas deixá-la em segredo. Porém, um Anjo veio sugerir-lhe a escolha mais justa de não ter medo.
Em Mateus, capítulo 13, a Biblia fala da sua profissão de carpinteiro, quando os habitantes céticos de Nazaré se perguntam: “Não será este o filho do carpinteiro”. Assim, ele ganha a confiança dos vizinhos. Veem-se nesse grande homem a virtude do trabalho santificado de modo sublime. Ele trabalha e ensina o menino Jesus no serviço. Por isso, se torna modelo para nós, em nossos ofícios.
Em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Universal e instituiu outra festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira, na segunda semana após a Páscoa. A festa de 1870 foi substituída no Calendário Romano Geral do Papa Pio XII, em 1955, pela Festa de “São José Operário”, a ser comemorada em 1º de maio.
Streaming “Místicas de Nazaré”
Como parte da expansão para novas experiências de áudio e da continuidade da modernização da Rede Excelsior de Comunicação, a Rádio Excelsior lançou o podcast Místicas de Nazaré na plataforma Spotify. A produção oferece episódios inspirados na vivência da Família de Nazaré, reforçando a espiritualidade de São José como diretriz temática da programação da emissora.
Agora sob a consagração ao São José, a migração para o FM e a entrada no universo dos podcasts reforçam o compromisso da Rádio Excelsior em permanecer atualizada tecnologicamente, sem perder a identidade religiosa e a missão de evangelização que marcaram sua trajetória ao longo de décadas.