Celebração reuniu comunidades ligadas à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
A Rádio Excelsior da Bahia transmitiu, na última Terça-feira Santa, 15 de abril, a Procissão do Encontro das comunidades de fé católica do bairro do Garcia. Em sua primeira edição, a iniciativa teve como objetivo o aprofundamento da vivência de fé durante a Semana Santa, reunindo a Matriz Paroquial Nossa Senhora de Lourdes e os templos católicos pertencentes ao território paroquial: o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, a Capela do Santíssimo Sacramento das Sacramentinas e a Capela Sagrada Família, da Cúria Metropolitana de Salvador. Estiveram presentes e atuantes os sacerdotes responsáveis pelos respectivos templos: o padre Laudimar Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; o padre Danilo Pinto, capelão da Capela Sagrada Família; e padre Manoel, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima.
A programação teve início às 18h, com Celebrações Eucarísticas realizadas simultaneamente no Santuário de Fátima, presidida pelo padre Danilo Pinto, e na Capela das Sacramentinas, presidida pelo padre Laudimar Oliveira. Durante a Celebração Eucarística, o padre Manoel acolheu a imagem de Nossa Senhora das Dores no Santuário de Fátima e destacou a importância do momento:
“Ao caminharmos com a imagem de Nossa Senhora das Dores recordamos Maria, a mãe silenciosa e fiel cujo o coração experimentou antecipadamente a dor do filho amado. Maria no silêncio da sua casa sentiu profundamente o sofrimento de Jesus percebendo cada momento doloroso mesmo sem estar fisicamente ao seu lado. Que o exemplo silencioso e firme de Maria nos inspire nessa caminhada. Que possamos como ela sustentar o nosso coração na fidelidade e no amor enfrentando que dificuldades com coragem sem nunca abandonar aquelas precisam de nós” – destacou o sacerdote.
Após a Santa Missa, a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu em procissão do Santuário Arquidiocesano acompanhada pela comunidade de fiéis, encontrando-se com a imagem de Nosso Senhor dos Passos em frente ao Colégio Sacramentinas. Após o encontro, em frente à Capela Sagrada Família, foi proclamado o Evangelho, e o momento simbólico do encontro entre Jesus e sua mãe foi vivenciado, em referência a um dos momentos mais marcantes da liturgia pascal. Em frente à igreja, os sacerdotes ressaltaram a importância da iniciativa. O padre Danilo Pinto, que também é diretor da Rede Excelsior de Comunicação, reforçou que “foi um testemunho social e eclesial muito bonito ver todas as pessoas reunidas rezando juntas e tentando aproximar esse mistério das suas vidas, das suas dores, dos seus sofrimentos pessoais a luz do sofrimento e da Paixão de Cristo”.
A celebração foi encerrada com a bênção do pároco da comunidade, padre Laudimar Oliveira, que agradeceu à Capela Sagrada Família pela iniciativa de fé e devoção.
“Nesse momento espiritual recordemos com gratidão e reverência o encontro silencioso e redentor entre Jesus e Maria. Que seus olhares de amor, sofrimento e confiança inspire em nossa própria caminhada e nos ensinem o valor do silêncio, da presença fiel e do amor que se entrega até o fim”.
A partir desta quinta-feira, a Rede Excelsior de Comunicação inicia as transmissões litúrgicas do tríduo pascal diretamente da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Sintonize na Rádio Excelsior FM 106.7 e acompanhe pelo YouTube Rádio Excelsior e pelo aplicativo da Rádio Excelsior disponíveis nas plataformas digitais.
Redação e Imagem: João Victor