Ouça a Rádio Ao Vivo

Cardeal Sérgio da Rocha e Dom Dirceu Medeiros compartilham experiência no Sínodo dos Bispos

A Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos vivida pela Igreja no último mês de outubro, presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, foi um dos temas destaque do Conselho do Regional Nordeste 3 (Conser) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Conselho acontece de 6 a 8 de novembro, no Centro de Treinamento de Lideres (CTL), da arquidiocese de Salvador, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador.

A abertura do Conser, juntamente com boa parte dos assuntos abordados em momentos de assembleia, contou com a partilha do cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; e do bispo diocesano de Camaçari, na Bahia, dom Dirceu Medeiros, acerca da experiência de um mês no Vaticano, em sintonia com a Santa Sé e todo o clero do mundo presente na Assembleia Sinodal.

Em entrevista à Rede Excelsior de Comunicação, o cardeal Sérgio da Rocha, membro do Conselho de Cardeais do Papa Francisco, afirmou que “o Sínodo está em andamento e não terminou agora. Nós temos uma outra etapa do Sínodo que é em outubro de 2024, portanto, temos que aguardar a palavra final do Papa Francisco. O Sínodo dos Bispos não está sem o Papa, é sempre o Papa quem coordena, quem preside o Sínodo e é o Papa que além de presidir, decide aquilo que deve ser proposto para a Igreja”.

Do Brasil, oito bispos estiveram presentes, sendo cinco delegados da Conferência Nacional, entre eles dom Dirceu Medeiros, bispo de Camaçari, Bahia. O cardeal Sérgio da Rocha participou como membro do Conselho do Sínodo; Dom Jaime Spengler esteve como membro do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); e o Cardeal João Braz de Aviz, como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Também estiveram presentes, do Brasil, três padres e duas leigas.

Os temas trabalhados no Sínodo também foram destacados durante o Conser, quando o Cardeal Sérgio e Dom Dirceu partilharam pontos importantes com os bispos do Regional. Os prelados presentes tiveram, ainda, a oportunidade de, como irmãos, dirigir perguntas àqueles que vivenciaram de perto a primeira sessão sinodal.

O Conselho do Regional Nordeste 3 (Conser) da CNBB reúne os bispos e arcebispos das 26 dioceses e arquidioceses presentes na Bahia e no Sergipe. Para o secretário-geral do regional e bispo-auxiliar de Salvador, dom Dorival Barreto, “o Conselho é um momento de oração e partilha, mas também um momento de alguns encaminhamentos para a vida pastoral da Igreja do Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe”.

Foto: Sara Gomes/CNBB Nordeste 3

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts