Por João Victor
Diretoria da Fundação promove formação interna para identificar riscos na instituição e estudar formas resolução
A diretoria da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela realizou nesta semana uma formação com colaboradores e colaboradoras sobre o mapeamento de riscos para a instituição. O encontro foi liderado pelos padres Danilo Pinto e Gil André Peixinho. Durante a reunião, foram identificados quatro riscos principais a serem trabalhados: o risco operacional, o estratégico, o risco de comunicação e o risco de conformidade.
Padre Danilo Pinto, diretor da Fundação Dom Avelar, destacou a relevância do trabalho de mapeamento de riscos: “É inevitável que existam riscos à nossa instituição, porém, consideramos também inevitável a nossa preparação para enfrentá-los”. Essa postura proativa visa fortalecer a capacidade da instituição de lidar com adversidades e proteger seus objetivos e missão.
Hélio Sampaio, secretário geral da Fundação, compartilhou suas impressões sobre o encontro: “Tivemos uma reunião produtiva com nossa equipe, que vem interagindo de forma coesa e aprendendo com o diálogo interno”. A apresentação da metodologia de gestão de riscos gerou discussões construtivas e todos os presentes expressaram o compromisso de continuar aprofundando o tema.
Os colaboradores de diversos setores participaram ativamente do encontro, demonstrando engajamento e interesse em contribuir para a segurança e sustentabilidade da Fundação Dom Avelar. O momento serviu também para o balizamento de eixos norteadores para o desenvolvimento do mapeamento de riscos, tais como Sustentabilidade Financeira; Modernização de Infraestrutura; Fortalecimento da Programação; Comunicação e Marketing; Governa e Qualidade.
A reunião, realizada em 25 de abril, marcou o início de uma jornada contínua de preparação e aprimoramento na gestão de riscos para a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e sua rede de atuação.
Foto do Acervo