Ouça a Rádio Ao Vivo

Programa “Místicas de Nazaré”, da Rádio Excelsior, vence o Prêmio Microfone de Prata da CNBB

A Rede Excelsior de Comunicação celebrou no último domingo, 24 de novembro, mais um marco em sua trajetória: o programa “Místicas de Nazaré”, apresentado pelo padre Danilo Pinto na Rádio Excelsior, foi o vencedor da categoria “Microfone de Prata” da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação foi anunciada durante a festa de Cristo Rei, em um programa transmitido por canais de inspiração católica, além do site e das redes sociais da CNBB.

Reconhecida como a primeira emissora católica do Brasil, a Rede Excelsior já havia sido finalista em três edições do prêmio e soma agora sua terceira vitória histórica, as anteriores foram conquistadas em 2014, com o programa “Faixa Neojiba”, e em 2016, com o “Irmã Dulce Hoje”. O Microfone de Prata é dedicado às produções radiofônicas que promovem valores do Evangelho, cidadania e a dignidade humana.

Nesta edição, a Rede Excelsior concorreu com duas indicações na categoria: além do vencedor Místicas de Nazaré, também foi finalista o programa “Espiritualidade e Visão”, apresentado pelo padre Jonathan Jesus na Rádio Cardeal. A presença dupla na final reafirma o compromisso da Rede Excelsior em fazer do rádio um instrumento de evangelização, proximidade e transformação social.

“Nós fomos laureados com o Prêmio Microfone de Prata, a partir de uma avaliação muito criteriosa de peritos dos Cursos de Comunicação das nossas pontifícias Universidades Católicas do país. E o projeto premiado foi o da Mística e Essência de Nazaré, que procura difundir a espiritualidade da Sagrada Família de um jeito criativo, a partir de recursos das sonoplastias das antigas radionovelas e atrelado a proposta da essência de Nazaré, que é o perfume de ambiente que reconstrói, simbolicamente, os aromas sentidos pela Sagrada Família no primeiro século da nossa era” – afirmou o padre Danilo Pinto, diretor da Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior de Comunicação, responsável pela recepção do troféu no teatro Tucarena, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB recebeu 478 inscrições de iniciativas produzidas nos últimos três anos, avaliadas por um júri técnico formado por profissionais de universidades católicas de todo o país e, posteriormente, por um júri pastoral composto por bispos. Com o reconhecimento nacional, o programa Místicas de Nazaré consolida-se como uma das principais expressões da espiritualidade da Rede Excelsior, fortalecendo sua missão de evangelizar com profundidade e proximidade.

Por ocasião do discurso de recepção do troféu “Microfone de Prata”, o padre Danilo Pinto agradeceu toda a equipe da Rede Excelsior envolvida na produção do programa, afirmando “Aproveito para agradecer a algumas pessoas que foram muito especiais e importantes neste processo: Danilo Alves, coordenador de Criação da Rede Excelsior de Comunicação; Vivaldo Neto, nosso operador técnico que deu sonoplastia a essa mística; Reis Moura, apresentador do nosso programa Mística de Nazaré, que comigo ajuda a difundir a espiritualidade da Sagrada Família; a Aline Cedraz, responsável pelo projeto de identidade olfativa da Essência de Nazaré; e dedicar esse prêmio belíssimo a você, querido e querida ouvinte que nos acompanha diariamente no nosso podcast, no nosso programa, na nossa emissora. Dedico também aos fiéis da nossa Capela Sagrada Família. A todos vocês, um grande e carinhoso abraço. A todos vocês, esse belíssimo prêmio”.

Mística de Nazaré: A Mística da Sagrada Família de Nazaré inspiradora da Rede Excelsior de Comunicação
O programa “Mística de Nazaré”, premiado nesta edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, nasceu de uma intuição pastoral e comunicativa que uniu espiritualidade, criatividade e missão. A iniciativa surgiu a partir da reflexão do Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, que confiou à Rede Excelsior de Comunicação os cuidados pastorais e comunicativos da Capela Sagrada Família, situada na Cúria Metropolitana de Salvador.

Inspirados por essa responsabilidade, o padre Danilo Pinto, diretor da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela / Rede Excelsior de Comunicação, idealizou o projeto ao lado de Danilo Alves, coordenador de Criação; Reis Moura, apresentador; e Vivaldo Neto, operador da emissora. Dessa inspiração conjunta nasceu o programa “Mística de Nazaré”, que posteriormente deu origem à Essência de Nazaré — uma fragrância criada para traduzir simbolicamente o perfume espiritual da Sagrada Família — e ao livro Na Mesa de Nazaré, uma reflexão diária para 2026 que convida os fiéis a mergulharem, dia após dia, na pedagogia do cotidiano vivida por Jesus, Maria e José.

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts