Ouça a Rádio Ao Vivo

Rede Excelsior de Comunicação inicia processo de desespelhamento das emissoras AM 840 e FM 106.1

O desespelhamento faz parte do processo de migração da AM 840 para o espectro FM.

A Rede Excelsior de Comunicação, pertencente à Arquidiocese de Salvador, iniciou o processo de desespelhamento das emissoras AM 840 e FM 106.1, no dia 1 de agosto, com a readequação da programação e lançamento de novos programas. O desespelhamento faz parte do processo de modernização das tecnologias e da comunicação da Rede. O processo foi desencadeado em razão da necessidade da emissora AM 840 migrar para o espectro FM, cujo dial será FM 80.1 e ocupará a faixa estendida, nos próximos dezoito meses. “Como a nossa Rádio Excelsior migrará para o espectro FM, não poderemos ter duas emissoras de rádio no mesmo espectro com a programação espelhada”, destacou o padre Gil Peixinho, diretor de programação da Rede Excelsior de Comunicação.

“Voz do Senhor do Bonfim”, Rádio Excelsior AM 840, seguirá qualificando a sua abordagem explicitamente eclesial, marca da sua programação como veículo de comunicação da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A emissora FM 106.1, por sua vez, adotará uma comunicação educativa de abordagem humanista integral. Considerando o novo escopo, apresentará ao longo destes três meses novos produtos para o cenário audiovisual e radiofônico baiano.

Segundo o padre Danilo Pinto, diretor geral da Fundação Dom Avelar e da Rede Excelsior de Comunicação, “as nossas emissoras serão como os apóstolos Pedro e Paulo. A AM 840/FM 80.1 seguirá como o apóstolo Pedro, que falava de modo explicitamente religioso para aqueles que tinham uma propensão maior de recepcionar a fé. A emissora FM 106.1 seguirá como o apóstolo Paulo que usava a linguagem dos gentios, nos mesmos temas dos gentios, para comunicar os valores humanistas cristãos aos que ainda não conheciam o Cristo. Tudo isto será feito com uma abordagem humanista integral ou humanista solidária, na linguagem mais recente do Papa Francisco”.

Como atualizações para primeira parte do processo de desespelhamento, a programação da FM 106.1 contará com o programa “Em Sintonia” nas manhãs de 8h às 11h, com apresentação de Patrícia Tosta, entrando em rede de transmissão espelhada com a AM 840, a partir das 9h40. O programa “Mundo Bahia” entrará no ar todos os dias às 13h na FM 106.1, e um novo programa de jornalismo político, qual seja, “Giro de Notícias”, em rede espelhada para as duas emissoras passou a ser exibido de segunda a sexta, às 18h, com os apresentadores Igor Guimaraes e Luís Henrique. “A emissora FM 106.1 se tornará uma emissora mais educativa, conforme a sua natureza jurídica, voltada para os formadores de opinião”, destaca o padre Danilo Pinto.

O processo de desespelhamento iniciou-se a partir de alguns trabalhos realizados ao longo do primeiro semestre, a saber, pesquisa junto ao público ouvinte acerca da programação e pareceres técnico realizado por dois núcleos de professores dos cursos de comunicação e humanidades da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estes estudos serviram de insumos para balizar a construção da programação da nova emissora FM 106.1. Estas escutas e pesquisas não se encerram por aí. Se constituirão de mecanismos permanentes dentro da instituição para aprimoramento e qualificação da programação. O caminho se dará ao longo de três meses, resultando em duas abordagens distintas para as emissoras da Rede Excelsior de Comunicação da Arquidiocese de Salvador. A partir daí, seguirão aprofundando as suas identidades, ao passo da qualificação da programação, como duas formas de prestação de serviço ao povo baiano.

Últimos Posts